Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

17.06.2022

Um futuro mais prático e seguro no universo das locações

Compartilhar

autor

Ricardo Bortolini|Dir. Exec. Bortolini Imóveis

Um futuro mais prático e seguro no universo das locações

Quem investe já sabe que não existe negócio com risco zero no mercado, pode-se dizer que investir é sobre o quanto você está disposto a arriscar seu dinheiro ou patrimônio e ter um retorno com isso. Independentemente do risco é sempre bom pensar a longo prazo quando se fala em investimento, o pensamento imediatista costuma gerar más decisões. Falando especificamente do mercado imobiliário, posso dizer que é um mercado bastante privilegiado, pois gera bons retornos com um risco de perda baixo em relação a outras modalidades tradicionais de investimento. Uma das modalidades mais seguras é a locação, isso levando em conta que raramente se perde montantes investidos em propriedade. Mas para além disso, os mecanismos de avaliação e garantia são seguros e estão cada vez mais eficientes.

O mercado de locação de imóveis é regulamentado por uma lei específica, a Lei do Inquilinato que prevê formas de garantia para locação de imóveis, as mais usadas são: caução, fiador, seguro fiança. Pela complexidade e pouca valia do caução, a segunda e a terceira são as mais utilizadas. O fiador é a modalidade mais tradicional e econômica, já que o inquilino não precisa pagar a mais pela garantia. No entanto, é a mais burocrática exigindo do inquilino que encontre alguém de sua confiança e que se solidarize com a sua necessidade. Normalmente é solicitado dois fiadores com dois bens imóveis cada um, podendo mudar essa condição a depender da negociação.Isso faz com que o inquilino demore mais para alugar porque precisa reunir toda a documentação de seus fiadores. Soma-se a isso o tempo de análise e aprovação do cadastro. Nesse caso, quando há algum tipo de inadimplência durante a locação é ruim para o proprietário que demora mais para receber e para o próprio fiador que pode ter seu patrimônio comprometido. 

Até pouco tempo atrás, o fiador era a opção de garantia mais utilizada no mercado imobiliário. Com o aparecimento de outras modalidades isso foi mudando e hoje temos o seguro fiança tomando a dianteira entre as formas mais procuradas. Isso porque é uma modalidade mais rápida para o inquilino e segura para o proprietário. Na Bortolini, a adesão ao seguro fiança aumentou de 5% para 60% no total de locações realizadas no mês. A rapidez se dá pela aprovação de crédito em questão de poucos minutos, é a melhor opção para o cliente que tem urgência em se mudar, o que é muito comum. A segurança se dá porque o proprietário tem cobertura durante todo o contrato de locação, cobrindo não só o aluguel, mas dependendo da modalidade também reformas e mobília. 

A troca do modo de locação por fiador para o segurança fiança deve ser gradual e constante, daqui para frente, até esse modelo se tornar o padrão. É bom para o proprietário que tem a segurança do seu imóvel garantida e é bom para o inquilino que está disposto a pagar um pouco mais para fugir da burocracia e ter o seu problema resolvido em pouco tempo. As imobiliárias estão cada vez mais adeptas a soluções eficazes em relação à inadimplência. Isso é uma exigência do nosso próprio modo de vida, não temos mais tanto tempo para dedicar a papelada. Tecnologias como o Blockchain, que possibilita o registro de uma transação na rede, irá dispensar o trânsito entre repartições e bancos possibilitando num futuro, não tão distante, novas formas de garantia ainda mais rápidas e seguras.

Vejo essa desburocratização no universo das locações com bons olhos, caminhamos para um futuro prático, o foco deixa de ser no cumprimento de formalidades e passa a ser no que realmente importa, realizar negociações rentáveis e solucionar os problemas de quem procura moradia.

 


 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Sabe as opções de garantia para não precisar de fiador? 

Sabe as opções de garantia para não precisar d...

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar um imóvel?

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar ...

Agora você sai do aluguel!

Agora você sai do aluguel!