Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

10.07.2019

Os rumos do mercado imobiliário para o segundo semestre de 2019

Compartilhar

Os rumos do mercado imobiliário para o segundo semestre de 2019

Se, em um panorama geral, a economia brasileira não tem superado todas as expectativas para este ano, determinados setores acabam de fechar o primeiro semestre com uma crescente de números que tornam ainda mais otimistas as projeções para a segunda metade de 2019. Esse é o caso do mercado imobiliário que vivencia uma grande busca e comercialização de lançamentos e se beneficia com os efeitos da inflação abaixo da meta, das menores taxas de juros e do encaminhamento de pautas importantes no âmbito político.

Uma maior confiança do público, que já era esperada para este ano, vem se confirmando na medida em que a comercialização de novas unidades tem acompanhado o ritmo dos lançamentos imobiliários. Conforme dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), a nível nacional, o número de unidades lançadas subiu 11,7% somente nos quatro primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período de 2018. Já as vendas líquidas ultrapassam os 12% de aumento. Uma realidade não muito diferente da nossa cidade, que em pouco mais de 30 dias registrou a comercialização de 75% de um único empreendimento residencial, refletindo uma maior segurança financeira por parte dos clientes.

Não por acaso, acompanhamos a aquisição de imóveis voltando a ser prioridade ao mesmo tempo em que a inflação se mantém em baixa. Além de proporcionar maior tranquilidade para a grande parcela de clientes que pretendem assumir um financiamento de longo prazo, esse é um fator que incentiva muito a redução das taxas de juros por parte das instituições financeiras. O anúncio mais recente veio através do Santander que durante 60 dias trabalhará com taxas reduzidas nas modalidades do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Medida talvez incitada pelas reduções anunciadas no último mês pela Caixa, que beneficiam tanto clientes quanto não clientes. Nestes últimos ajustes, a taxa mais alta para não correntistas da Caixa caiu de 11% para 9,75% ao ano, enquanto a taxa cobrada de seus clientes recuou de 8,75% ao ano para 8,50%.

Mas para além dos números, o cenário positivo e otimista também leva em consideração a intensa movimentação política. Após uma transição governamental importante, a aprovação de pautas necessárias para um melhor equilíbrio fiscal são ansiosamente aguardadas, como é o caso da Reforma da Previdência que ainda tramita na Câmara. Para empresários do setor, esse é um dos passos mais importantes para que a economia possa recuperar o fôlego com mais força ainda neste ano.

Além disso, a sinalização de uma reformulação no programa de habitação popular, incluindo ajustes no Programa Minha Casa Minha Vida, atentam para uma ampliação do benefício. Com a intenção de atender desde famílias de baixíssima até média renda, o governo analisa, entre outras coisas, a oferta de condições mais flexíveis e a criação de parcerias público-privadas para empreendimentos.

Passo Fundo, que historicamente se destaca pelo protagonismo no mercado imobiliário, também sente os reflexos do bom momento. Os projetos previstos para o primeiro semestre foram consolidados com sucesso. Já aqueles projetados para o segundo semestre, começam a tomar forma e devem ser ofertados ao mercado a partir dos próximos dias. Após três anos de sua última edição e com todos os seus estandes já comercializados, a Construmóveis volta a ser realizada este ano, como símbolo da retomada e otimismo do segmento da construção civil na cidade.

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembradas do Rio Grande do Sul

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembrad...

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburocratiza o mercado imobiliário

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburo...

Descubra como os imóveis podem garantir sua aposentadoria

Descubra como os imóveis podem garantir sua ap...