Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

16.10.2023

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburocratiza o mercado imobiliário

Compartilhar

autor

Ricardo Bortolini|Dir. Exec. Bortolini Imóveis

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburocratiza o mercado imobiliário

 

O mercado imobiliário, pela natureza da sua operação, é complexo e envolve muita burocracia. A precisão e qualidade das informações podem mudar drasticamente o destino de uma transação imobiliária. Por isso, muitas vezes, há a necessidade de ir na prefeitura, no cartório, no tabelionato, solicitar documentos e isso sempre envolve o trabalho de várias pessoas e um prazo para aguardar o retorno. A plataforma GeoCuritiba muda essa realidade. Diversos dados estão disponíveis gratuitamente em uma plataforma com diversos aplicativos, sistemas, mapas. Ali, é possível encontrar vários dados muito utilizados na gestão territorial de Curitiba. As informações são atualizadas por diversas secretarias e autarquias da administração municipal. 

 

“Se um empreendedor quer construir um prédio em um lote, ele pode consultar a plataforma e verificar, por exemplo, se há planos de alargamento da via. Às vezes, o terreno está mais barato, mas os proprietários, depois, terão que passar uma parte para o município, porque a rua será alargada. Isso pode ser descoberto facilmente, com as informações online, antes da aquisição do lote”, relata o engenheiro cartógrafo Artur Furtado Filho. 

 

O GeoCuritiba oferece mapa cadastral, base cartográfica, a cidade toda em 3D, consulta de confrontantes, mapas históricos, imagens de satélite, de restituição e ortofotos, aplicativo para visualização e localização de marcos geodésicos, planta de valores genéricos unitários de terrenos, painel com todos os equipamentos urbanos da cidade, painel com acidentes de trânsito fatais, mapas de arruamento, altimetria, planejamento urbano, hidrografia e relevo, áreas verdes, infraestrutura e transporte, áreas de ocupação irregular, mapas eleitorais. Quem é da área que utiliza esses dados sabe o quanto isso é sinônimo de uma revolução na forma de acessar os dados. A maioria está disponível para todos os cidadãos. Outros dados são disponibilizados conforme o público mediante um cadastro. 

 

“Vocês escanearam a cidade inteira, mediram ela, todos os lotes, e colocaram o regramento de plano diretor dentro de uma plataforma para acessar isso tudo de forma online. Para o agente imobiliário, há transparência, agilidade. Para o cidadão, muito mais fácil verificar os dados”, reforça Ricardo Bortolini.  

 

A plataforma é um dos muitos projetos implementados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. 

 

No podcast Portas Abertas, você confere um papo descomplicado sobre o GeoCuritiba, como foi implementado e outros projetos referência da cidade modelo do Brasil. Curitiba é conhecida há décadas por seus projetos inovadores na cidade! Os engenheiros cartógrafos do IPPUC estiveram pessoalmente no nosso estúdio e explicaram detalhes super interessantes do projeto. 

 

Confere no podcast Portas Abertas, nas principais plataformas de áudio e vídeo.

 

O podcast Portas Abertas da Bortolini Imóveis está no Youtube (BortoliniImóveisPF), no Spotify e outras plataformas de áudio (Portas Abertas) e no Instagram (Bortolini.Imoveis e Ricardo_Bortolini). Acesse lá e entenda mais desse projeto. 

 

EP. 15 - Spotify

EP. 15 - Youtube

INSTAGRAM: ⁠@bortolini.imoveis⁠ ⁠@ricardo_bortolini⁠ ⁠@lilianemartinsjornalista⁠ 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembradas do Rio Grande do Sul

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembrad...

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

Descubra como os imóveis podem garantir sua aposentadoria

Descubra como os imóveis podem garantir sua ap...

O quanto os imóveis afetam o humor das pessoas?

O quanto os imóveis afetam o humor das pessoas?