Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

18.08.2020

O que deseja o consumidor do novo normal?

Compartilhar

Enquanto aguardamos ansiosamente por uma vacina, também tentamos minimizar os efeitos da COVID-19 e aprendemos a conviver com o novo normal instaurado pela pandemia. Uma crise que não afeta somente a saúde, a política e a economia, mas do mesmo modo as relações sociais que consequentemente influenciam no comportamento humano e nos hábitos de consumo.

O consumidor do novo normal tem, portanto, novas prioridades e exigências que desafiam as marcas a adiantarem uma transformação que no horizonte já era inevitável. A insegurança econômica despertou a necessidade de adotar minimamente um planejamento financeiro, optando pelo melhor custo-benefício possível. No mercado imobiliário essa mudança fica evidente quando o cliente opta por deixar o aluguel de lado e investir na própria moradia. Ou ainda quando o inquilino opta por um imóvel com condições mais acessíveis, mais compatíveis com o seu orçamento, enquanto o proprietário que alugava por conta própria decide contar com um serviço especializado, capaz de garantir a conservação do imóvel, assim como o recebimento em dia por até 30 meses, por exemplo.

A pandemia também expôs a nossa fragilidade física e mental, provocando uma mudança expressiva no estilo de vida de muitas pessoas. Cuidar do bem-estar e da saúde nunca esteve tão em voga. Para isso, não faltam alternativas: novos hábitos alimentares, novas atividades físicas, melhor aproveitamento do tempo livre e, claro, do lugar onde vivemos. Tem quem esteja colocando as reformas em prática e quem esteja mudando para lugares mais espaçosos, que respeitam a individualidade dos moradores e possibilitam momentos de lazer e diversão mesmo quando o distanciamento social é necessário.

Aliás, esse é outro motivo de profundas mudanças no consumo de produtos e serviços. O distanciamento tem feito com que o consumo digital seja predominante em todas as camadas da sociedade, em diferentes setores da economia. Mais do que evitar o contato físico, o digital se sobressai como uma alternativa mais simples frente à rigidez de processos manuais. Para os segmentos mais tradicionais, se adaptar à essa nova realidade talvez esteja sendo o maior desafio.

Como comercializar um imóvel de forma digital? Algumas startups já abriam o caminho. A visita virtual foi incorporada à nossa rotina e consultores e corretores já são os olhos dos clientes que, por sua vez, podem tirar todas as suas dúvidas sem sair de casa. O envio de documentação online e a assinatura digital de contratos somam-se às adequações do novo momento que veio pra ficar. Sem precisar enfrentar filas, o cliente resolve tudo com poucos toques na tela do celular. Uma simplicidade que desburocratiza e acelera a compra ou locação de imóveis, ao mesmo tempo que mantém a segurança e validade jurídica das operações, fundamentais para a saúde dos negócios imobiliários.

É importante esclarecer que nessa dinâmica a atuação profissional não está ameaçada. Muito pelo contrário! Enquanto o digital torna mais fluída a relação com os clientes, os profissionais têm a disponibilidade que precisavam para se tornarem especialistas no assunto e assumirem um papel mais estratégico nessa relação.

Então se existe uma chance de virar jogo ao nosso favor, é essa: olhar com cuidado para o que deseja o consumidor do novo normal e adaptar o que for necessário para atender às novas demandas.

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembradas do Rio Grande do Sul

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembrad...

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburocratiza o mercado imobiliário

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburo...

Descubra como os imóveis podem garantir sua aposentadoria

Descubra como os imóveis podem garantir sua ap...