Entrar

25.11.2021

Imobiliárias se preparam para aumento de locações ao público universitário

Compartilhar

Imobiliárias se preparam para aumento de locações ao público universitário

O ano está terminando e o próximo vem chegando com promessas  de um novo contexto para o mercado imobiliário. O retorno às aulas vem acontecendo de maneira gradual com a implementação do modelo híbrido desde outubro, e com a promessa do retorno total no próximo ano, o que deve aquecer consideravelmente o cenário das locações nos próximos meses. Durante a última semana ocorreram os vestibulares em Passo Fundo, o que aumenta ainda mais a expectativa para quem tem um imóvel vazio. Em 2021, com o cancelamento das aulas por conta da pandemia, o mercado das locações teve que se reinventar, procurando oportunidades em outros públicos para dar conta da ausência dos estudantes. 
Algumas das tendências assumidas durante a pandemia devem permanecer. Mais do que nunca o mercado de locações se demonstrou sólido ao se manter  estável mesmo com o cancelamento das aulas. A demanda foi redirecionada para profissionais de diferentes áreas que vêm à cidade para trabalhar. De acordo com o gerente comercial de locação da Bortolini Imóveis, Douglas Azambuja, a pandemia também acabou por criar novas necessidades, como a de imóveis maiores e com área de lazer. “O comportamento do consumidor mudou, a procura por mais espaço foi algo muito evidenciado durante a pandemia, áreas ao ar livre com mais espaço para descanso e lazer passaram a ser muito valorizadas”. 
Com o avanço da vacinação, os estudantes se sentem mais seguros para vir morar próximo à universidade. Ao olhar sob o ponto de vista do custo-benefício acaba se tornando muito vantajoso morar na cidade, pois além dos custos com transporte terem aumentado bastante no último ano, devido ao preço dos combustíveis, o rendimento do estudante é muito maior ao não precisar se deslocar de uma cidade para outra, as vezes em viagens que podem demorar até 2 horas. Além disso, o fato dos jovens terem mais facilidade em dividir o espaço com colegas ou outros estudantes torna os custos bem menores do que para outras faixas etárias.“Os estudantes são um público tradicional para o mercado imobiliário de cidades como Passo Fundo que é polo regional em educação, impulsionam a economia de maneira geral, e especialmente a locação de imóveis”, salienta Azambuja. 
Outro comportamento trazido pelo contexto de isolamento, e que deve permanecer, são os negócios digitais. Todo o processo de compra ou locação está digitalizado, é possível escolher o imóvel de sua preferência no site da imobiliária, fazer a reserva por telefone ou whatsapp e assinar digitalmente o contrato. Uma ótima facilidade para quem mora em outra cidade e quer adiantar o processo de locação, evitando a perda de oportunidades. O mercado imobiliário no ambiente digital já está consolidado, com o avanço das tecnologias da informação esse tipo de negócio está muito seguro e tem cada vez mais aderência. 
O período também se torna uma oportunidade de ouro para quem está com seu imóvel desocupado, inclusive com o retorno de demanda para as opções menores, de 1 dormitório, tradicionalmente ocupadas pelo público universitário antes da pandemia. Para dar conta da demanda que se aproxima, a Bortolini Imóveis, que já possui o maior estoque de imóveis para locação na cidade, está abrindo campanha de captação, apostando no volume e na diversidade de opções. De acordo com o gerente comercial, a ideia é fazer com que o locatário possa ter uma diversidade grande de opções sem precisar se preocupar com burocracia. “Queremos continuar oferecendo para o público universitário o que ele sempre buscou na Bortolini, variedade, qualidade e condições facilitadas para não se preocupar com mais nada além da nova etapa que estão iniciando”. 


 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bom momento para locação é oportunidade para proprietários de imóveis vazios

Bom momento para locação é oportunidade para p...

Quanto menor a metragem, maior o desafio

Quanto menor a metragem, maior o desafio

Bortolini Imóveis lança Campanha Black Days

Bortolini Imóveis lança Campanha Black Days

O equilíbrio na relação entre inquilinos e proprietários

O equilíbrio na relação entre inquilinos e pro...