Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

12.05.2023

Fraude no contrato de locação: cuidado com o roubo de dados e documentação falsa 

Compartilhar

autor

Ricardo Bortolini|Dir. Exec. Bortolini Imóveis

Fraude no contrato de locação: cuidado com o roubo de dados e documentação falsa 

 

É fácil descobrir quem não é um bom pagador. Quem ficou devendo em algum lugar pode ter o nome consultado em cadastros como o do Serasa, por exemplo, e os dados vão apontar o quanto é possível confiar nesse cliente. Se ele é mau pagador, possivelmente, não consiga aprovação de contratos ou liberação de crédito. Se for em uma imobiliária alugar um imóvel, pode não ter o contrato aprovado. 

 

Aí, entra o golpe do CPF de terceiro na locação de imóveis. Tem pessoas que querem alugar e já sabem que não vão conseguir aprovação para o contrato na imobiliária, aí, apresenta documento de outra pessoa, muitas vezes de um parente ou amigo, como se ele fosse alugar. Então, quem “aluga” é uma pessoa, mas quem efetivamente está indo morar no local é outra, que está fraudando o sistema. 

 

“Isso é sequestro de dados, burla o sistema, rouba os dados de alguém e se passa por ela. Faz análise de contrato, tem vezes que até subloca o imóvel e o dono do CPF usado muitas vezes nem sabe. Por isso, muito cuidado com quem você deixa o imóvel para alugar. Uma boa decisão pode evitar perdas”, reforça Ricardo Bortolini, diretor e sócio-proprietário da Bortolini Imóveis. 

 

Agora, para evitar as fraudes, há várias tecnologias. Uma delas é o reconhecimento facial. A seguradora Porto (antiga Porto Seguro) tinha entre 5% e 10% das cotações feitas em nome de pessoas que sequer sabiam que a locação estava acontecendo. O responsável por riscos financeiros da Porto, Rodrigo Elorza, aposta na biometria como recurso para combater o risco de fraudes de CPF no aluguel de imóveis. 

 

Cuidados que se pode ter: 

 

- O proprietário do imóvel precisa escolher uma imobiliária que ele confia nos critérios de aprovação utilizados pela empresa. 

 

- O locador deve optar por uma imobiliária que tenha solidez, credibilidade e um suporte eficiente em caso de passar por qualquer tipo de sinistro, inclusive esse acima. 

 

- Todos devem cuidar para quem entrega seus dados para que não estejam envolvidos em golpes. 

 

O que a Bortolini faz: 

 

- Está sempre acompanhando os processos e as tecnologias que ajudam a aprimorar a segurança no processo de locação. 

 

- Não aluga em nome de terceiros. Aceitamos, no máximo, parentesco de primeiro grau para substituir o locatário e, incluímos processos para verificação de que o titular do contrato está ciente da locação. 

 

- Os apartamentos com mobília completa têm análise mais rigorosa. Além da verificação da seguradora, há mais uma análise interna completa para garantir segurança no contrato.

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Sabe as opções de garantia para não precisar de fiador? 

Sabe as opções de garantia para não precisar d...

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar um imóvel?

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar ...

Agora você sai do aluguel!

Agora você sai do aluguel!