Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

13.09.2021

Construções inteligentes se destacam no mercado imobiliário

Compartilhar

Construções inteligentes se destacam no mercado imobiliário

Muitos pensadores no passado tentaram prever como viveríamos hoje. Alguns deles chegaram a cogitar que em 2021 já existiriam casas no espaço, assim como estações de mineração na lua. Embora essa visão bastante positiva não tenha se realizado, outras acabaram por se demonstrar bastante consistentes com o passar dos anos, como a popularização dos computadores pessoais, que no início do século passado era apenas uma hipótese.

Se inicialmente a tecnologia é apenas uma aposta, sendo privilégio para poucos, com o passar do tempo ela tende a se tornar uma realidade cada vez mais acessível a todos. É o que vemos no mercado imobiliário, por exemplo. Se há pouco tempo sistemas de segurança necessitavam de um grande investimento financeiro, hoje estão entre os requisitos básicos de qualquer novo empreendimento e podem ser facilmente adquiridos e implementados em construções mais antigas. 

De acordo com Ricardo Bortolini, Diretor Executivo da Bortolini Imóveis, os benefícios da implementação tecnológica no setor imobiliário são muitos, tanto no quesito econômico quanto para o bem-estar. “Essa demanda por novas tecnologias por parte dos consumidores tem levado à busca constante por inovação por parte das construtoras, gerando melhorias consideráveis para o dia a dia das famílias, com mais conforto, praticidade e economia”. 

No Brasil, o número de construções consideradas “inteligentes” ainda é muito pequeno, mas demonstram um constante crescimento. Imóveis inteligentes são aqueles que contam com dispositivos capazes de  integrar a estrutura do imóvel, conectados ou não a internet, acionados de maneira remota ou pré-programada. “Embora pareça algo complexo e distante, muitos desses aparelhos já se encontram presentes no nosso cotidiano, exemplo disso é o uso das digitais para a entrada e saída de edifícios, iluminação programada para ligar e desligar em horários específicos, robôs aspiradores entre tantos outros dispositivos de segurança, lazer e manutenção” explica Bortolini.

Em Passo Fundo, existem alguns exemplos de empreendimentos que já pensam no futuro, entre eles o DOHA, que está sendo construído no Boqueirão pela Trygè Empreendimentos. Nele é possível encontrar tecnologia de ponta desde o hall até as áreas privativas. O edifício conta com Circuito Fechado de Televisão, isso significa que é possível monitorar por meio do celular as 32 câmeras distribuídas de maneira estratégica pelo edifício. Ainda no âmbito da segurança, serão instaladas fechaduras automatizadas nos apartamentos, portões com fechamento automático, tag veicular (abertura automática por aproximação veícular). O edifício conta com todo tipo de inovação na área de lazer, como sistema som, iluminação e climatização todos automatizados, acendimento automatizado da churrasqueira e controle touch do salão de festas principal. 

A verdade é que quando menos esperamos as novidades estão batendo à nossa porta e entrando em nossas casas. O futuro, mesmo sendo um incógnita, começa a se tornar realidade hoje, por isso a importância de fazer boas escolhas no presente para garantir uma vida melhor e mais confortável à frente. 
 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Sabe as opções de garantia para não precisar de fiador? 

Sabe as opções de garantia para não precisar d...

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar um imóvel?

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar ...

Agora você sai do aluguel!

Agora você sai do aluguel!