Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

22.03.2022

Tendência de valorização do imóvel usado

Compartilhar

autor

Ricardo Bortolini|Dir. Exec. Bortolini Imóveis

Tendência de valorização do imóvel usado

Não duvide do potencial de valorização do seu imóvel usado. A probabilidade pode existir não somente por atributos próprios como infraestrutura e localização, como também pela forma como o mercado da construção civil tem se comportado nos últimos dois anos. A escassez de insumos é a principal razão para a valorização do metro quadrado, tanto de imóveis novos, quanto dos usados.

Mesmo com a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid, ainda é possível sentir o impacto que a falta de materiais tem gerado para a construção de novos empreendimentos, afetando consequentemente o preço final dos produtos. O problema se arrasta desde o início da pandemia e infelizmente parece não terminar tão cedo, tendo em vista outras dificuldades que se somaram ao cenário econômico mundial, de lá para cá. Como se não bastasse a crise sanitária que interrompeu as atividades industriais de muitos países, a guerra na Ucrânia é mais um entrave para a retomada do fluxo normal da produção e distribuição de matérias-primas fundamentais para diversos segmentos.

Os indicadores mostram que os preços dos insumos estão subindo num ritmo mais acelerado que a própria inflação. Para produtos de metal, por exemplo, o aumento no acumulado de 12 meses já é de 33%, enquanto a inflação, medida pelo IPCA, se encontra atualmente em 10,5%. Além disso, o plástico também é outro produto que está encarecendo devido ao aumento no preço do petróleo, que registra o maior nível desde 2014. Para a construção civil, esse é um fator de grande significado, já que sozinho o segmento é responsável por 23% do consumo de plástico no Brasil, superando inclusive o consumo do setor alimentício. 

Então, se havia qualquer expectativa de estabilização do custo para construir, o conflito do leste europeu acabou de adiar. O que vemos agora é uma discrepância muito grande do valor do imóvel novo em relação ao imóvel usado. Algo que deve movimentar o mercado imobiliário na busca por equilíbrio dos preços a médio prazo.

Devido ao custo de produção, os imóveis novos já estão sendo lançados com uma valorização que pode chegar a 30%, bem maior do que costuma valorizar um imóvel usado. Com isso, o mercado que já tinha um estoque de imóveis prontos, com custos de produção bem menores, deve puxar os preços para cima na tentativa de equilibrar o valor do metro quadrado.

A procura por imóveis também é um fator determinante para a valorização do usado. A demanda que disparou nos últimos anos tem se mantido muito forte, mesmo com o aumento das taxas de juros dos financiamentos imobiliários. Os investidores se caracterizam como o público da vez, buscando no mercado imobiliário alternativas para proteger seu patrimônio do clima de instabilidade, enquanto o consumidor final continua com os planos de conquistar a própria moradia ou fazer um upgrade para um imóvel maior e com mais benefícios.

A valorização do imóvel usado deve acontecer, porém, de forma gradual. Quem tem um imóvel que deseja vender precisa começar a “sentir o cheiro” do mercado para fazer negócio no momento certo. Da mesma forma, quem deseja comprar, precisa ficar de olho nos preços para aproveitar a melhor oportunidade de realizar um bom negócio.

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Pulse: o imóvel pensado para você lucrar com a locação

Pulse: o imóvel pensado para você lucrar com a...

Fuja dos riscos de perder um imóvel

Fuja dos riscos de perder um imóvel

Dicionário dos financiamentos imobiliários

Dicionário dos financiamentos imobiliários

Edifício Time traz oportunidade para investidor

Edifício Time traz oportunidade para investidor