Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

22.04.2021

Sustentabilidade como pilar de um empreendimento imobiliário

Compartilhar

Sustentabilidade como pilar de um empreendimento imobiliário

Até pouco tempo atrás a construção de empreendimentos ainda era vista por muitas pessoas como uma prática bastante agressiva ao meio ambiente, mesmo que, para a execução das obras as construtoras seguissem à risca as normas ambientais necessárias. A exigência do consumidor por opções mais sustentáveis foi crescendo bastante com o passar dos anos, contribuindo para que a sustentabilidade seja hoje um requisito fundamental para qualquer novo empreendimento.

O conceito de sustentabilidade não apenas foi difundido na construção civil como também ganhou mais espaço dentro dos empreendimentos. Está presente como um dos pilares mais importantes dos projetos, fazendo parte desde a sua concepção, passando por todo o processo construtivo, superando a entrega com o objetivo de perpetuar hábitos mais sustentáveis para além da entrega ao cliente final.

Empreendimentos que levam a sustentabilidade em seu DNA também são chamados de “Green Buildings" e desempenham um papel muito importante na sociedade. Primeiro por buscarem soluções inteligentes a fim de minimizar impactos à natureza durante o processo de execução. Reconhecer a importância da preservação do ecossistema onde o empreendimento estará inserido é o primeiro passo para isso. Aqui em Passo Fundo temos ótimos exemplos que trouxeram a preservação de áreas verdes para dentro dos projetos não só como um requisito técnico, mas também como um grande diferencial dos empreendimentos, seja valorizando a parte estética ou mesmo contribuindo para uma melhor qualidade de vida aos futuros moradores. 

Um empreendimento verdadeiramente sustentável também precisa levar em consideração o volume de resíduos produzidos durante a obra, contemplando em seu planejamento a reutilização de materiais e o descarte correto do que não puder ser reaproveitado. Basicamente o impacto gerado à natureza através da construção desses empreendimentos deve ser sempre o menor possível enquanto a economia de recursos é explorada ao máximo. 

Sustentabilidade também tem tudo a ver com tecnologia, principalmente quando a intenção é promover maior eficiência energética. Para isso, as construtoras têm investido fortemente em materiais mais modernos e equipamentos capazes de reduzir o consumo de água e energia elétrica. O conceito de sustentabilidade deve estar, portanto, presente nos mínimos detalhes como na escolha das aberturas; no isolamento térmico de pisos, telhados e paredes; na escolha por lâmpadas de LED; na automatização que limite o gasto de energia; assim como na instalação de estruturas mais robustas que viabilizem a reutilização da água da chuva e da energia solar. 

Mas não para por aí! O conceito deve ir além da infraestrutura e ser sentido após a entrega do empreendimento, no dia a dia do consumidor final, de tal forma que possa inspirá-lo a adquirir cada vez mais novos hábitos sustentáveis. Espaços específicos para a coleta seletiva, composteiras para a preparação de adubo orgânico e hortas comunitárias, por exemplo, são ótimos incentivos. Outra alternativa muito inteligente é reconhecer sempre que os moradores aderirem a práticas mais sustentáveis por conta própria, concedendo, por exemplo, descontos e gratificações às unidades mais comprometidas com o conceito.

Para além de normas técnicas, empreendimentos sustentáveis têm ganhado maior aderência da população em geral por seu caráter socioambiental, tendo o fator humano como finalidade. Além de representarem um estilo de vida mais saudável, eles são atualmente uma boa forma de investir no futuro das cidades, aliando meio ambiente e mercado à qualidade de vida.  

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembradas do Rio Grande do Sul

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembrad...

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburocratiza o mercado imobiliário

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburo...

Descubra como os imóveis podem garantir sua aposentadoria

Descubra como os imóveis podem garantir sua ap...