Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

30.09.2021

Selic não é tudo no mercado imobiliário

Compartilhar

autor

Ricardo Bortolini|Dir. Exec. Bortolini Imóveis

Selic não é tudo no mercado imobiliário

Já faz algumas semanas que a alta da Selic, como alternativa para conter a inflação, vem dando o que falar no mercado imobiliário. O último aumento elevou a taxa básica de juros para 6,25%, um patamar muito diferente dos 2% no qual ficou estagnada por sete meses. Justamente por se tratar de um índice com fortes influências na tomada de crédito, essa mudança tem mexido com o mercado imobiliário que vive seu melhor momento nos últimos anos.  

A discussão toda diz respeito às taxas de juros dos financiamentos que despencaram com a queda da Selic no ano passado e agora, teoricamente, podem fazer o caminho inverso aumentando no mesmo ritmo. Na prática, porém, vemos que essa fórmula “Selic x Taxas de Juros” não é tão simples quanto parece. Apesar de toda a sua influência, a Selic não é fator determinante para melhorar ou piorar o desempenho do mercado imobiliário. Se fosse, não estaríamos acompanhando a redução de taxas em algumas linhas de crédito, assim como a Caixa já anunciou recentemente, ao mesmo tempo em que a Selic só aumenta.

O mercado imobiliário está intimamente ligado ao papel da construção civil, que sempre foi um grande impulsionador econômico para o país. Portanto, segurar as taxas de juros mesmo com o aumento da Selic se mostra uma boa estratégia para continuar investindo na manutenção de emprego e renda, fazendo a roda da economia girar. Do mesmo modo que é importante para a economia brasileira, o mercado imobiliário depende fortemente dos financiamentos para a comercialização de imóveis, especialmente através de linhas que utilizam recursos da poupança (SBPE). De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o montante financiado mais que dobrou nos primeiros oito meses deste ano. Foram R$ 136,84 bilhões destinados a financiamentos imobiliários até o mês de agosto, o que representa uma alta de 107,7% em relação ao mesmo período de 2020. O volume de unidades financiadas também aumentou. Foram 589 mil imóveis financiados até agosto, um crescimento de 148% se comparado ao ano passado. 

Mesmo com as correções já anunciadas, o segmento imobiliário ainda está longe de sair prejudicado nessa história. A demanda por imóveis que sempre foi grande, aumentou ainda mais após a pandemia. Quem não tinha a aquisição em seus planos passou a ver o bem imóvel como um porto-seguro em meio ao caos. Ter um imóvel para chamar de seu durante um período de tanta instabilidade fez a diferença para muitas famílias e potencializou a busca por moradia ou investimento. Sem falar na escassez de novos empreendimentos, com lançamentos ainda bastante represados. Com a falta de novidades, os chamados imóveis avulsos estão sendo facilmente liquidados, muitos, é claro, adquiridos através dos financiamentos imobiliários. 

Então mesmo que a Selic fosse a única responsável pela variação das taxas de juros, não acredito que seria motivo suficiente para reduzir a procura por imóveis. As previsões do Copom para o próximo ano ainda não chegam a dois dígitos, o que parece bastante positivo se considerarmos seu histórico mais recente. O aumento da Selic já era esperado e hoje ela se encontra num patamar muito conhecido pelo mercado imobiliário. Por isso, não cabe reduzir o futuro do segmento a um só indicador. Vivemos um período muito rico de oportunidades que devem ser aproveitadas tanto por quem vende, quanto para quem compra.
 

 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembradas do Rio Grande do Sul

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembrad...

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburocratiza o mercado imobiliário

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburo...

Descubra como os imóveis podem garantir sua aposentadoria

Descubra como os imóveis podem garantir sua ap...