Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

29.03.2021

Que lição podemos tirar da caótica casa do BBB

Compartilhar

Que lição podemos tirar da caótica casa do BBB

Hoje resolvemos trazer algumas dicas e curiosidades inspiradas na casa do Big Brother Brasil. A edição 2021 do programa tem batido constantemente recordes de audiência, o que comprova a volta do formato ao gosto dos brasileiros. Como muitos sabem, a casa fica em um lugar isolado nos estúdios da rede Globo de televisão e todo ano passa por uma série de reformas, o que acaba revelando muitos aspectos interessantes da união entre arquitetura e psicologia. A casa é propositalmente pensada para influenciar o humor dos participantes. À primeira vista, parece que houve algum erro por parte dos arquitetos na elaboração do espaço, o que nem de longe é verdade.

Evite a psicodelia das cores

Um desses aspectos, talvez o mais evidente, diz respeito às cores utilizadas na casa. A paleta de cores utilizada nas últimas edições carrega consigo uma série de objetivos, dentre eles o de causar um certo incômodo nos participantes. A psicologia das cores, estudo que visa entender como as cores afetam as emoções, sentidos e desejos explica o modo como cada cor irá causar esses impactos no dia a dia dos participantes. 

As cores são basicamente produto da frequência de luz refletida nos objetos para nossos olhos. Um objeto mais escuro absorve mais luz e reflete menos. No caso das cores, em específico, o BBB é o exemplo perfeito do que não se deve fazer. Ao invés das cores serem selecionadas para passarem uma sensação harmoniosa, ao contrário, são dispostas de modo que essas frequências se tornem conflitivas e estressantes. 

A dica para sua casa é realmente procurar um profissional que entenda do assunto. No entanto, algumas ferramentas podem ajudar na hora de escolher. A Adobe, por exemplo, disponibiliza o site Adobe Color  com um círculo cromático online e gratuito para que a partir da tonalidade escolhida você monte o quadro de cores que melhor combine.

 

via GIPHY

Outra dica relativa às cores são os sites de inspiração, que já tem paletas prontas, o que facilita a visualização. Um dos meus preferidos é o Found Color. Basta você clicar na imagem que gostou e ele revela o código da cor.

Não crie um campo de guerra, cuide da disposição dos espaços

Outro ponto propositalmente problemático na casa do BBB é a divisão espacial. Não por menos, o programa foi criticado nas redes sociais devido a falta de acessibilidade da casa. Isso se tornou mais agudo nessa edição, principalmente depois que o participante Caio quebrou o dedo do pé. O banheiro, por exemplo, não conta com qualquer tipo de aparo para o banho, o que tornou a atividade para o participante contundido desafiadora. Os quartos não contam com armários, o que faz com que o espaço se torne disfuncional. As camas também são insuficientes, nesse caso, além de disfuncional o espaço é desconfortável. Todos esses quesitos minuciosamente pensados, junto a convivência forçada aumentam a sensibilidade, a irritabilidade, a ansiedade deixando a convivência insuportável.

A dica, nesse caso, é sempre ter muito bem planejado o espaço que garante, não só as suas necessidades no momento da compra, mas também, aos seus anseios para o futuro. Alguns imóveis contam com um potencial de ampliação,  já outros causam um grande incômodo caso você esteja planejando ter filhos, por exemplo. Se você é daqueles que gosta de receber visitas por mais de um dia, é sempre bom ter um quarto reserva. Banheiros extras sempre evitam conflitos matinais. Mas não pense que é somente a falta de espaço o agente das conflitualidades, espaços muito amplos também podem trazer maus sentidos, como solidão e ansiedade. A saída é planejar de acordo com as suas demandas pessoais e familiares sempre tendo em vista como se darão os momentos de convivência respeitando os espaços de intimidade. Um espaço bem pensado ajuda muito nas relações intrafamiliares.

Cuidado com a poluição visual

Por fim, junto às cores e a distribuição espacial, os móveis reforçam e complementam o aspecto caótico da casa. Os móveis atendem a esse propósito quando visualizados juntos, o conjunto causa o que entendemos por poluição visual, um excesso de informação que também serve ao propósito de estragar o humor dos participantes. Entretanto, ultrapassando a poluição visual e olhando com um pouco mais de cuidado é possível tirar ótimas inspirações no material utilizado na casa. A composição deste ano está muito divertida e os móveis são facilmente encontrados na internet.

O centro de mesa giratório da mesa VIP é ótimo para quem tem família grande, você encontra aqui:

A famosa cômoda azul pode ser um diferencial pra quem busca um estilo retrô. Você encontra aqui.

Já pra quem necessita de um sofá maior, o sofazão de canto da sala parece ser muiiiito confortável. Tem aqui.


A lição que fica é a de que é possível encontrar harmonia em meio ao caos, ou como diz o ditado "se te derem um limão, faça uma limonada", ou algo parecido com isso.

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Aprenda a montar um lounge no seu apê

Aprenda a montar um lounge no seu apê

Como transformar a sacada do seu apartamento em um jardim

Como transformar a sacada do seu apartamento e...

Otimize a Venda do Seu Imóvel

Otimize a Venda do Seu Imóvel