Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

23.09.2021

O potencial de um imóvel que precisa de reforma

Compartilhar

autor

Ricardo Bortolini|Dir. Exec. Bortolini Imóveis

O potencial de um imóvel que precisa de reforma

Pegar as chaves, entrar e morar. Certamente esta é a maior expectativa de qualquer pessoa que esteja comprando um imóvel, porém a gente sabe que nem sempre esse desejo é possível, ainda mais quando o imóvel precisa de uma reforma. Mesmo exigindo uma dedicação a mais, comprar um imóvel que precisa de reforma tem lá suas vantagens e inclusive está no radar daqueles clientes mais exigentes, com preferências bastante específicas. Seja por querer um espaço maior ou por motivos financeiros, a possibilidade de comprar um imóvel que ainda não está 100% como o esperado inicialmente, deve sempre ser cogitada.

Primeiro porque o imóvel que você está conhecendo ainda carrega o estilo de vida do atual morador. Isso por si só exige um olhar mais apurado sobre o potencial do imóvel, em qualquer situação. Independente de qual seja sua intenção de compra, ao visitar um imóvel, tente ignorar aspectos superficiais, que podem ser facilmente modificados, como a cor de uma parede que não lhe agrada, o box do banheiro que poderia ser diferente ou a própria distribuição dos móveis, por exemplo. Agora, se você gostou do tamanho do imóvel e da disposição dos ambientes, mas percebe que o banheiro precisa de uma boa reforma, faça algumas ponderações. O seu olhar deve estar atento não somente ao que gostaria de modificar mas também à estrutura do imóvel. Ele comportaria a reforma que você pretende fazer? Essa é uma avaliação crucial antes da compra, pois descobrir a inviabilidade de uma obra tão desejada, após a assinatura do contrato pode gerar uma frustração enorme. 

Espaço é outro motivo muito forte para optar por um imóvel que precisa de reformas. Com o passar do tempo, os imóveis inevitavelmente foram perdendo área útil por inúmeros motivos, entre eles a própria dinâmica das famílias que mudou bastante. Por que ter um espaço tão grande se na maior parte do tempo as crianças ficam no colégio e os pais trabalhando fora de casa? Ou então ter vários dormitórios quando as famílias possuem em sua maioria até dois filhos? A construção civil está sempre acompanhando as necessidades dos clientes com o passar do tempo, por isso é muito mais fácil encontrar imóveis maiores em empreendimentos mais antigos, que consequentemente também costumam ser adquiridos por um preço mais em conta. Vale abrir um parênteses sobre a mudança bastante profunda que a pandemia causou na preferência por imóveis. Ficar mais em casa, trabalhando em home office, com as crianças estudando de forma remota despertou a necessidade de morar em um espaço maior. Embora nossas vidas já estejam voltando à normalidade, creio que a busca por espaço não deva acabar tão cedo, afinal, ninguém previa uma pandemia. Então melhor garantir do que remediar, não é mesmo?

Agora, voltando ao assunto… Comprar um imóvel que precisa de uma reforma geral pode ser considerado um bom investimento, especialmente se tudo for bem calculado para que haja uma valorização futura com os reparos. O sucesso desta escolha passa pela boa localização do imóvel, por um preço adequado ao mercado, custando menos do que se estivesse pronto para morar e, claro, pelas reformas que você pretende realizar. Em resumo, mais do que um imóvel você estará adquirindo um patrimônio com múltiplos potenciais, sejam eles financeiros ou realização pessoal e familiar. 

 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

A escassez é sempre uma oportunidade

A escassez é sempre uma oportunidade

Por que investir no mercado imobiliário de Passo Fundo é uma ótima opção?

Por que investir no mercado imobiliário de Pas...