Entrar

08.10.2021

Empreendimentos com áreas de lazer ajudam no desenvolvimento infantil

Compartilhar

Empreendimentos com áreas de lazer ajudam no desenvolvimento infantil

É normal que haja uma certa nostalgia em torno da infância, afinal é nesse período que as crianças fazem suas primeiras descobertas e vão construindo lembranças que serão guardadas pro resto de suas vidas. Para essa importante fase de desenvolvimento e formação de cada indivíduo, é consenso a importância de promover a interação entre crianças, seja no convívio diário ou em momentos de lazer. Quem não lembra, por exemplo, do tempo em que brincava na rua de casa com os amigos? Essa interação durante a infância, no entanto, não é igual para todo mundo e muda a cada geração. Isso não significa que está pior ou melhor hoje em dia, apenas que está diferente e que os pais precisam encontrar alternativas para lidar com uma nova realidade para seus filhos. 

No passado era muito mais comum morar em casas, e por isso, brincar na rua, com as crianças da vizinhança. Hoje em dia, com o crescimento das cidades e a mudança no estilo de vida, muitas famílias optam por morar em apartamentos. Promover a interação entre as crianças, neste caso, acaba sendo um desafio maior, mas não impossível. O especialista de produto da Bortolini Imóveis, Rafael Losch, explica que essa preocupação acaba orientando a escolha de quem deseja adquirir um novo imóvel. “Quando buscam um novo lugar para morar, os pais já olham para as áreas de lazer como uma alternativa para suprir essa necessidade das crianças”.

O que para muitas famílias sem filhos, ou com filhos adultos é opcional, para quem tem criança em casa acaba se tornando uma necessidade. Um condomínio maior, com espaços coletivos, faz toda a diferença no desenvolvimento infantil. Um playground e uma brinquedoteca, por exemplo, com brinquedos que servem não só para o entretenimento, mas também para o desenvolvimento de habilidades físicas e mentais, acaba tendo um peso maior para essas famílias. “Esses espaços de uso comum proporcionam não só momentos de diversão como também estimulam o vínculo com outras crianças, algo que nós, que somos pais, sabemos o quanto é importante para a formação dos nossos filhos”, complementa Losch que também é pai e levou em consideração as áreas de lazer em sua última aquisição.

O especialista de produto também salienta o fato de que esses espaços, embora já sejam comuns em empreendimentos mais recentes, têm ganhado adaptações cada vez mais modernas. “As construtoras estão sempre acompanhando novas tendências, assim como a mudança de comportamento do consumidor final, por isso alguns projetos optam por inovar também nos espaços que são dedicados às crianças. O playground já não se resume mais em um balanço e um escorregador, assim como a brinquedoteca não é simplesmente uma sala com brinquedos espalhados pelo chão. Existe todo um conceito em torno desses espaços justamente para proporcionar experiências diferenciadas também pro público infantil”. 

Outro detalhe interessante é que esse tipo de empreendimento acaba incentivando os moradores a usufruírem os espaços de formas cada vez mais criativas. Um exemplo destacado por Losh são as festas realizadas no condomínio onde mora, em datas comemorativas como dia das crianças e Halloween. “No prédio onde eu moro, o Halloween já se tornou uma tradição. Todos os anos o condomínio decora as áreas de uso comum e organiza uma festa onde as crianças vão de porta em porta arrecadando doces. Um momento muito bacana que acaba envolvendo não só as crianças como todos os moradores e fortalece esse senso de comunidade que é tão importante para todos nós”.

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Terrenos no radar de quem quer investir ou construir

Terrenos no radar de quem quer investir ou con...

Selic não é tudo no mercado imobiliário

Selic não é tudo no mercado imobiliário

Casas que contam a nossa história

Casas que contam a nossa história

Taxas de juros sobem e aceleram a busca por imóveis

Taxas de juros sobem e aceleram a busca por im...