25.02.2022
Aumento das negociações digitais no mercado imobiliário traz benefícios ao consumidor

A digitalização dos negócios imobiliários já é uma realidade, vista com bons olhos por todo o mercado
Embora ainda exista um certo pessimismo por parte da sociedade em relação à tecnologia, podemos dizer que ela tem trazido muito mais benefícios do que prejuízos. É fácil constatar isso, principalmente quando olhamos para setores essenciais como a saúde, educação e segurança em que há uma grande contribuição da digitalização e automação de vários processos. Exames podem ser feitos de maneira mais ágil, aulas podem ser acompanhadas à distância, alarmes e câmeras de monitoramento aumentam a segurança de moradias e estabelecimentos. Cada dia que passa, novos setores se apropriam da tecnologia para se tornarem mais eficientes, e isso não é muito diferente no setor imobiliário.
A negociação pela internet já não é nenhuma novidade, todos os dias milhares de pessoas compram e vendem em uma infinidade de sites. A diferença, no entanto, para quem atua no setor imobiliário, está no grande valor agregado de seus produtos. O mercado imobiliário vinha, até então, tradicionalmente anunciando na internet mas negociando offline. De acordo com Ricardo Bortolini, diretor executivo da Bortolini Imóveis, o mercado vem a cada dia ganhando mais confiança para esse tipo de negociação. “Embora pareça muito comum comprar itens como roupas, mobília e eletrodomésticos pela internet, quando se trata de uma casa ou apartamento ainda parece algo muito distante. Ainda estamos aprendendo a lidar e também ganhando confiança para comercializar imóveis de forma completamente digital”. Embora a sensação de insegurança ainda esteja presente, as compras online de produtos com grande valor têm aumentado nos últimos anos e isso se deve a um avanço tecnológico, mas também comportamental por parte do consumidor.
As imobiliárias têm acelerado a digitalização para dar conta desse novo comportamento, Isso demanda uma quantidade enorme de investimento, mas que tem trazido retorno. Um dos benefícios claros é a expansão do mercado. Hoje você pode fazer um lançamento em Passo Fundo e vender para todo o estado por meio de assinaturas digitais, por exemplo, com toda segurança e validade jurídica. Outra vantagem é o leque de possibilidades para quem quer anunciar. “Para as imobiliárias não basta só ter um site, é preciso estar presente nas redes sociais e nos buscadores também. Para o proprietário que tem um imóvel para vender, essa estrutura é muito importante”, afirma Ricardo. Um terceiro benefício é a flexibilização dos horários. Com a ajuda da tecnologia o atendimento não se limita à loja física, que tem um horário de expediente limitado. As imobiliárias e os corretores estão disponíveis a qualquer horário do dia, por meio de redes sociais, telefone e Whatsapp. “Para o cliente essa é uma vantagem enorme porque a imobiliária está disponível para atendê-lo quando ele quiser e não mais o contrário, quando o cliente precisava se adaptar aos horários de atendimento da imobiliária”.
Com a presença das imobiliárias na internet se fortalecendo, a preocupação se volta à qualidade do serviço oferecido. De acordo com Ricardo, a Bortolini iniciou uma mudança muito grande em torno da sua estrutura digital e da marca em 2021. O objetivo é continuar investindo em tecnologia neste ano, assim como capacitando seus profissionais para que possam proporcionar uma ótima experiência no ambiente digital, oferecendo atendimentos personalizados, com agilidade e segurança em todas as negociações. “Apesar de toda a transformação digital que vem ocorrendo, ainda estamos tratando de relações humanas, então o que importa são os benefícios que tudo isso irá trazer para o consumidor”.
Busca
Filtre
Adicionar Comentário
Artigos Relacionados

As vantagens de mobiliar para alugar

Um futuro mais prático e seguro no universo da...

Bortolini Imóveis encerra campanha de locação ...
