Entrar

03.01.2021

7 dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez

7 dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez

Compartilhar

Tem coisas que a gente só aprende na prática, com os nossos próprios erros. Mas na locação de imóveis isso não precisa ser necessário, sabe por quê? Porque antes de você alugar seu imóvel pela primeira vez, a gente tem algumas dicas que vão ajudar muito a acertar na escolha.


1. Faça uma lista

Qual seu estilo de vida? Do que você precisa em um imóvel? Monte sua lista com aquilo que você gostaria de ter em um imóvel e quais as características mais se adequam ao seu dia a dia. Coloque a localização que facilitaria o seu deslocamento diário, detalhes como vaga de garagem, portaria 24h, elevador, sacada, churrasqueira, área de lazer e tudo mais que você achar necessário.

2. Destaque o que é essencial

Após concluir sua lista, destaque o que você realmente não abre mão. Esse filtro será importante se você precisar fazer escolhas para poder encontrar o que realmente precisa, dentro do orçamento disponível. Então, marque somente o que é essencial, o que realmente faria falta se não houvesse,. Com esse filtro, temos certeza de que você poderá encontrar opções mais atrativas de acordo com as suas necessidades.

3. Planejamento financeiro

Antes de ir em busca do seu imóvel ideal, não esqueça de definir exatamente o orçamento que você tem disponível, incluindo todas as despesas que terá como inquilino. Dentro desse orçamento, além do aluguel, não esqueça de incluir despesas com condomínio, IPTU, luz, água, gás, internet e, caso não queira optar pelo aluguel com fiador, a taxa do serviço contratado como garantia. 

4. Tire um tempo para visitas

Separe os imóveis que você já encontrou para alugar na internet (em sites e redes sociais) ou anúncios classificados, por exemplo. Após fazer essa seleção, reserve um dia exclusivo para fazer todas as visitas que você puder. Há alguns detalhes que só podem ser conferidos bem de perto, durante a visita, seja ela presencial ou virtual. Essa é uma decisão que vai fazer muita diferença na sua escolha, então deixe de lado a pressa e não pule esta etapa. 

5. Olhos bem abertos a todos os detalhes

Na hora da visita, fique bem atento aos atributos do imóvel. Ele realmente atende suas necessidades? Os móveis que você tem, caberiam no ambiente? Não esqueça de levar uma fita métrica para ter certeza do tamanho e registrar tudo. Repare também nos acabamentos e na conservação do imóvel, faça anotações e questione tudo o que achar necessário depois, com o consultor que está te atendendo. Se necessário, tire fotos para não esquecer ou facilitar a negociação.

6. Antecipe a documentação

Antes mesmo de encontrar o imóvel ideal, você já pode separar todos os documentos, como RG, CPF, comprovante de renda e de residência, para dar encaminhamento ao cadastro. Essa dica é ainda mais valiosa para quem tem pressa em alugar. Você pode conferir todos os documentos necessários para cada modalidade de locação clicando aqui.


7. Tire todas as dúvidas sobre o contrato

É muito importante que você fique bastante atento ao seu contrato de locação, justamente para evitar dores de cabeça no futuro. Peça ajuda ao seu consultor, leia mais de uma vez, faça anotações e, mais do que isso, tire todas as dúvidas que possam surgir no meio do caminho. É importante que você saiba tudo o que está contratando e também seus direitos e deveres como inquilino. Você pode conferir outras informações sobre o contrato de locação na Bortolini clicando aqui. 
 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Aumenta a procura por casas em Passo Fundo

08.01.2021

Aumenta a procura por casas em Passo Fundo

Como ocorre uma locação Built to Suit

08.01.2021

Como ocorre uma locação Built to Suit

Bortolini Imóveis comemora 2 mil locações ativas

08.01.2021

Bortolini Imóveis comemora 2 mil locações ativas

Confira a surpresa que a Bortolini preparou para receber seus novos inquilinos

08.01.2021

Confira a surpresa que a Bortolini preparou pa...