Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

16.07.2021

6 dicas para manter as plantas da sua casa saudáveis no inverno

Compartilhar

6 dicas para manter as plantas da sua casa saudáveis no inverno

O inverno nos acompanha desde a última segunda-feira 21/06. E a chegada desses dias gelados acaba gerando dúvidas sobre o cuidado com nossas plantinhas. Aqui no nosso Estado, o frio costuma ser bem intenso e sabemos que você, plantlover, que cuida com tanto carinho das suas plantas durante o ano todo, não vai querer descuidá-las justamente agora, não é mesmo?

Para ajudar você a entender melhor o que acontece com as plantas durante o inverno e como deixá-las saudáveis, preparamos algumas dicas:

 

ÁGUA: 

No inverno, devido ao frio e a umidade, as plantas tendem a “sentir sede” com menos frequência. Assim, se no verão você costumava molhar sua planta 3 vezes por semana, durante os dias frios talvez ela precise de água 1 ou 2 vezes por semana.  “Mas como eu vou saber se a minha planta precisa de água?” Basta testar o substrato com o dedo ou com um palito: se sair seco, precisa molhar.

Imagem cedida pela Terra e Cor
Imagem cedida pela Terra e Cor

 

CUIDADO COM FUNGOS E BACTÉRIAS 

No inverno a incidência de fungos pode ser maior, já que os dias ensolarados são mais raros. Você pode evitá-los 1) observando bem o aspecto das folhas e do substrato; 2) verificando se não há água em excesso no fundo do vaso 3) molhando somente pela manhã; 4) limpando as folhas que caem sobre o substrato para que o ar e a luz possam penetrar no solo evitando o excesso de umidade.

ADUBO 

Nesse período mais frio, você pode aumentar o intervalo entre uma adubação e outra. Mas não interrompa o seu trabalho de adubação...sua plantinha precisa de nutrientes, mesmo que em menor quantidade.

PODA

Evite podar nesse período do ano. Como esse é um momento de crescimento reduzido, qualquer poda drástica pode dificultar o desenvolvimento sadio de sua planta.

 

ABRIGO

Sabe aquele vaso que fica lá fora? Se for possível, o recolha para que não pegue frio direto. As plantas do jardim externo ficarão mais protegidas por uma manta térmica, caso haja previsão de geada ou vento forte. 

Imagem cedida pela Terra e Cor

 

NÃO EXIJA MUITO DE SUA PLANTA AGORA

Para minimizar os efeitos das baixas temperaturas, as plantas inteligentemente entram em estado de dormência. Como o próprio nome sugere, durante esse período, as plantas repousam e economizam sua energia para a estação seguinte. 

 

Seguindo alguns cuidados, suas plantas passam pelo inverno saudáveis para crescerem e florescerem na primavera.

Esperamos que gostem das dicas e sempre contem com a Terra & Cor!

 

Terra e Cor - Flores e Jardim

Acompanhe no Instagram: @terraecorflores

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Sabe as opções de garantia para não precisar de fiador? 

Sabe as opções de garantia para não precisar d...

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar um imóvel?

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar ...

Agora você sai do aluguel!

Agora você sai do aluguel!