Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

05.01.2022

4 tendências imobiliárias para 2022

Compartilhar

4 tendências imobiliárias para 2022

Em 2022 o mercado imobiliário promete continuar rendendo bons resultados, mesmo diante de um contexto econômico conturbado e tendo em vista as eleições presidenciais o setor deve continuar aquecido. Alguns empreendimentos que foram adiados ou sofreram atraso durante o período mais agudo da pandemia devem ser retomados e lançados ainda neste ano, gerando boas oportunidades para quem deseja comprar um imóvel novo. Com a expectativa de retorno às aulas presenciais, os aluguéis também devem superar os números de anos anteriores. Nesse post listamos algumas tendências que devem se consolidar durante o ano.   

Expansão digital e desburocratização

A digitalização das nossas práticas cotidianas é uma tendência inevitável. Com o avanço da tecnologia as negociações on-line estão muito seguras, atraindo cada vez mais consumidores. No setor imobiliário, isso não é muito diferente, hoje em dia é possível olhar o imóvel por meio de vídeos, fotos e tours 360º e a partir disso entrar em contato com a imobiliária para fazer uma proposta à distância. Caso o negócio se concretize você pode ainda assinar o contrato por meio de uma assinatura digital. Rápido, fácil e sem burocracia. Na Bortolini, já oferecemos todas essas vantagens. Em 2022 a tendência é que boa parte dos negócios imobiliários passe a ser feita nessa modalidade. 


Aumento na procura por imóveis maiores

Essa é uma tendência trazida pela pandemia e deve permanecer no próximo ano. Com a consolidação do home office e a presença das crianças em casa durante o isolamento surgiu a necessidade por mais cômodos, a preferência por imóveis maiores ganhou força. Escritório ou um espaço separado para trabalhar com conforto é um diferencial. Isso se reflete na grande procura por casas, que já estão escassas no mercado. Imóveis amplos, bem ventilados e com área ao ar livre estão tendo preferência diante dos imóveis menores, tanto para venda quanto para o aluguel.

Preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade

A busca por locais com espaços verdes e consumo consciente já vem numa crescente há algum tempo, no período pós-pandemia esse direcionamento deverá se fortalecer ainda mais. A procura por recursos energéticos mais baratos, assim como o reaproveitamento da água, por exemplo, aparecem com grande tendência. Imóveis inteligentes, com dispositivos que garantem o melhor aproveitamento dos recursos naturais estarão no radar de engenheiros e arquitetos para o próximo ano.

Áreas de lazer

A ideia de ter tudo sem precisar sair de casa parece que agrada cada vez mais. As áreas de lazer além de ponto de encontro, também fornecem um espaço para a manutenção da saúde física e mental. Quadra de esportes, salão de festas, playground serão itens indispensáveis daqui para frente. A maioria empreendimentos já vêm sendo projetados com amplas áreas coletivas, que vão desde condomínios fechados até edifícios com estrutura de clube.  

Gostou do conteúdo? Indica para um amigo, ou compartilhe nas redes sociais. Siga a Bortolini no instagram @bortolini.imoveis e no facebook @bortoliniimoveis.
 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembradas do Rio Grande do Sul

Bortolini Imóveis entre as Marcas mais Lembrad...

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

Começa a Black Days da Bortolini Imóveis

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburocratiza o mercado imobiliário

GeoCuritiba: a plataforma de dados que desburo...

Descubra como os imóveis podem garantir sua aposentadoria

Descubra como os imóveis podem garantir sua ap...