Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

03.01.2021

4 coisas que você precisa saber antes de dividir o aluguel com alguém

Compartilhar

4 coisas que você precisa saber antes de dividir o aluguel com alguém

Dividir o imóvel com um amigo ou uma amiga é algo muito comum hoje em dia, porém, precisa de atenção para não cair em nenhuma roubada. É que mesmo parecendo algo muito simples, se apenas um se responsabilizar pela locação do imóvel, essa prática pode ser considerada uma sublocação do imóvel. 

1. O que é sublocação de imóveis

A sublocação nada mais é do que alugar um imóvel em seu nome e sublocar para uma ou mais pessoas que também irão morar no imóvel. Essa prática até é prevista por lei, porém, é pouco utilizada na locação de imóveis, pois precisa seguir várias regras para não prejudicar nenhuma das partes envolvidas. 

2. Quando ela é proibida

A sublocação do imóvel só pode ser feita com autorização expressa do proprietário do imóvel. Caso contrário, ela está proibida e pode resultar em multas e despejo. Nos contratos de locação da Bortolini Imóveis, por exemplo, a sublocação não é permitida. 

3. Mesmo assim você pode dividir o imóvel com alguém

Para que você possa dividir o imóvel com alguém sem que isso se confunda com a sublocação, não deixe nenhum morador de fora do contrato. Coloque todos como titulares da locação, pois, assim, todos terão oficialmente todas as suas responsabilidades compartilhadas e você não correrá risco de sofrer multa ou despejo.

4. A importância de compartilhar as responsabilidades

Incluir as pessoas que irão dividir o imóvel não é importante somente para diferenciar a prática da sublocação de imóveis, como também para que você não assuma os riscos sozinho. Os riscos mais comuns, obviamente, são os financeiros. Imagine que todos resolvam deixar o imóvel e só fique você, com todas as despesas, incluindo com a responsabilidade de devolver o imóvel nas mesmas condições que você encontrou. Nada legal, não é mesmo? 

Agora, se você já alugou o imóvel e não incluiu os moradores no contrato, ainda dá tempo! Entre em contato com a sua imobiliária e busque informações para regularizar a sua situação.
    
 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Bortolini Imóveis chega a 3.000 imóveis alugados

Sabe as opções de garantia para não precisar de fiador? 

Sabe as opções de garantia para não precisar d...

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar um imóvel?

Você sabe quais emoções vai sentir ao comprar ...

Agora você sai do aluguel!

Agora você sai do aluguel!