Entrar

03.01.2021

4 coisas que você precisa saber antes de dividir o aluguel com alguém

4 coisas que você precisa saber antes de dividir o aluguel com alguém

Compartilhar

Dividir o imóvel com um amigo ou uma amiga é algo muito comum hoje em dia, porém, precisa de atenção para não cair em nenhuma roubada. É que mesmo parecendo algo muito simples, se apenas um se responsabilizar pela locação do imóvel, essa prática pode ser considerada uma sublocação do imóvel. 

1. O que é sublocação de imóveis

A sublocação nada mais é do que alugar um imóvel em seu nome e sublocar para uma ou mais pessoas que também irão morar no imóvel. Essa prática até é prevista por lei, porém, é pouco utilizada na locação de imóveis, pois precisa seguir várias regras para não prejudicar nenhuma das partes envolvidas. 

2. Quando ela é proibida

A sublocação do imóvel só pode ser feita com autorização expressa do proprietário do imóvel. Caso contrário, ela está proibida e pode resultar em multas e despejo. Nos contratos de locação da Bortolini Imóveis, por exemplo, a sublocação não é permitida. 

3. Mesmo assim você pode dividir o imóvel com alguém

Para que você possa dividir o imóvel com alguém sem que isso se confunda com a sublocação, não deixe nenhum morador de fora do contrato. Coloque todos como titulares da locação, pois, assim, todos terão oficialmente todas as suas responsabilidades compartilhadas e você não correrá risco de sofrer multa ou despejo.

4. A importância de compartilhar as responsabilidades

Incluir as pessoas que irão dividir o imóvel não é importante somente para diferenciar a prática da sublocação de imóveis, como também para que você não assuma os riscos sozinho. Os riscos mais comuns, obviamente, são os financeiros. Imagine que todos resolvam deixar o imóvel e só fique você, com todas as despesas, incluindo com a responsabilidade de devolver o imóvel nas mesmas condições que você encontrou. Nada legal, não é mesmo? 

Agora, se você já alugou o imóvel e não incluiu os moradores no contrato, ainda dá tempo! Entre em contato com a sua imobiliária e busque informações para regularizar a sua situação.
    
 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Aumenta a procura por casas em Passo Fundo

08.01.2021

Aumenta a procura por casas em Passo Fundo

Como ocorre uma locação Built to Suit

08.01.2021

Como ocorre uma locação Built to Suit

Bortolini Imóveis comemora 2 mil locações ativas

08.01.2021

Bortolini Imóveis comemora 2 mil locações ativas

Confira a surpresa que a Bortolini preparou para receber seus novos inquilinos

08.01.2021

Confira a surpresa que a Bortolini preparou pa...